Armando Boito, Andréia Galvão e Paula Marcelino: O movimento sindical e popular nos anos 2000 no Brasil

07/10/2011 19:53

Trecho do artigo:

 

"A década de dois mil foi, como dissemos, a década da acomodação política do movimento operário e popular. Essa acomodação política não significou o desaparecimento das lutas. As greves operárias e de trabalhadores de classe média e as ocupações de terra pelo movimento camponês mantiveram-se num nível elevado ao longo da década de dois mil. Ademais, essa foi também a década de várias edições dos Fóruns Sociais Mundiais sediados no Brasil e de diversas outras manifestações de luta e de inconformismo dos setores populares com o modelo capitalista neoliberal –poderíamos citar a disseminação dos
movimentos de moradia por todo o país e a agitação do movimento estudantil. Contudo, a existência do Governo Lula, um governo que, ao mesmo tempo, manteve e reformou o neoliberalismo, contribuiu para que essas lutas se mantivessem confinadas no nível reivindicativo e localizadas, desviando-se do objetivo de uma luta política geral contra o próprio modelo neoliberal".

 

Boito, Armando; Galvão, Andréia y Marcelino, Paula 2009 “Brasil: o movimento sindical e popular na década de 2000” en OSAL (Buenos Aires: CLACSO) Año X, Nº 26, octubre.

 

Para baixar: Boito, Galvão e Marcelino. Brasil. O movimento sindical e popular nos anos 2000.pdf (154,6 kB)