Por Que os Capitalistas Querem Austeridade Fiscal? Um Breve Comentário Usando a Teoria do Valor Trabalho, Tomar Rotta

18/12/2011 21:59

 

Seja na Europa ou nos EUA, a classe dominante está engajada ferozmente com a tentativa de impor a contração fiscal aos seus respectivos governos. À primeira vista, tal compromisso parece derivar de uma tentativa de diminuir o tamanho do estado e da dívida pública. Entretanto, temos razões para crer que o objetivo econômico é outro e mais impactante para os trabalhadores em geral. Com todas as perdas impostas aos trabalhadores, seja em termos de direitos, regulamentações ou salários, o efeito final é único: reduzir o valor da força de trabalho, aumentar a taxa de mais-valor e, consequentemente, aumentar a taxa de lucro dos capitalistas. Reduzir o valor da força de trabalho significa reduzir o tempo de trabalho abstrato socialmente necessário para reproduzir tal força de trabalho, e isto é logrado pelas políticas de austeridade fiscal. Utiliza-se a crise econômica, portanto, como forma de aumentar ainda mais os lucros no sistema ao impor os custos do ajuste sobre quem de fato produz valor..

Dirigentes europeus e norte-americanos, conjuntamente com as classes capitalistas que representam, partiram para o ataque direto aos direitos trabalhistas e aos gastos estatais com previdência social e saúde pública. Os ganhos políticos dos trabalhadores que marcaram o mundo pós-guerra no Ocidente são agora alvos perfeitos para privatização ou, simplesmente, para sua eliminação.

A interpretação recorrente é a de que os estados federais se tornaram demasiado grandes e ineficientes. Passíveis agora de uma única solução, qual seja: sua redução ou parcial eliminação. Com isso se vão também direitos trabalhistas, regulamentações e redes de benefícios sociais. Poucos acreditam que tal manobra de fato irá reduzir a dívida pública. Muito provavelmente a aumentará, principalmente pela forte queda prevista na renda nacional após uma dose de austeridade quase sem precedentes.

Contudo, um importante fator permanece ignorado em meio a tanta discussão. Temos razões de sobra para acreditar que tal contração dos gastos públicos e dos direitos trabalhistas, acoplados ao aumento brutal do desemprego, servem diretamente ao objetivo de reduzir o valor da força de trabalho. Aumentando assim a taxa de mais-valor e a taxa de lucro.

A força de trabalho é a capacidade de um trabalhador produzir valor. Como as demais mercadorias, a força de trabalho tem seu próprio valor determinado pelo tempo de trabalho abstrato socialmente necessário para reproduzí-la. A taxa de mais-valor, ou taxa de exploração, é simplesmente a massa de mais-valor produzida em um período de tempo (um ano) dividida pelo valor da força de trabalho empregada para produzí-la. A taxa de mais-valor é um componente direto da taxa de lucro das empresas. Quando aumenta a taxa de mais-valor, aumenta também a taxa de lucro dos capitalistas. Há duas formas principais de aumentar a taxa de mais-valor, e consequentemente a taxa de lucro. A primeira é aumentando o numerador: aumentando a massa de mais-valor produzida por uma dada força de trabalho. O procedimento usual é expandir a produtividade do trabalho via progresso tecnológico e mecanização. A segunda é reduzindo o denominador: reduzindo o valor da força de trabalho.

Tais políticas de austeridade têm, portanto, um objetivo muito profundo. Com todas as perdas impostas aos trabalhadores, seja em termos de direitos, regulamentações ou salários, o efeito final é único: reduzir o valor da força de trabalho, aumentar a taxa de mais-valor e, consequentemente, aumentar a taxa de lucro dos capitalistas. Reduzir o valor da força de trabalho significa reduzir o tempo de trabalho abstrato socialmente necessário para reproduzir tal força de trabalho, e isto é logrado justamente pelas políticas de austeridade fiscal. Utiliza-se a crise econômica como forma de aumentar ainda mais os lucros no sistema ao impor os custos do ajuste sobre quem de fato produz valor.

 

Fonte: https://marx21.com/2011/12/01/por-que-os-capitalistas-querem-austeridade-fiscal-um-breve-comentario-usando-a-teoria-do-valor-trabalho/#more-4413