1955 - 2011: Steve Jobs e o monopólio da informática [no Diário Liberdade]

08/10/2011 11:36
 

081011_jobsPCO - A morte do mega empresário oferece a oportunidade para comentar um dos episódios mais reveladores da história recente do capitalismo em relação ao mito e à mentira de que este é um sistema que estimula a criatividade.


A morte do mega empresário Steve Jobs, dono de uma fortuna pessoal de mais de 8 bilhões de dólares e da 8º empresa mais valiosa do mundo que produz seus computadores com trabalho semi-escravo na China não deveria comover ninguém. No entanto, a morte do mega empresário oferece a oportunidade para comentar um dos episódios mais reveladores da história recente do capitalismo em relação ao mito e à mentira de que este é um sistema que estimula a criatividade. Para isso, temos que nos remeter ao Steve Jobs que há muitos anos atrás começou uma empresa literalmente na garagem de casa e mostrou que era capaz de fazer coisas que grandes monopólios que dominam a economia mundial como a IBM já há muito não são capazes de fazer. Ele foi um dos centenas de jovens criativos que buscaram desenvolver e desenvolveram contra os capitalistas esta maravilha moderna, precária e ameaçada, que é a utilização da informática na vida cotidiana, a internet e outras coisas.

Antes de Steve Jobs e Bill Gates serem donos de duas das maiores empresas do mundo, o setor de informática era completamente monopolizado pela IBM, que os jovens anarquistas do Vale do Silício chamavam de "O Grande Irmão" e que era um privilégio apenas das grandes empresas. A IBM, a mesma empresa que criou o sistema de controle de prisioneiros para os campos de concentração nazistas, produzia então apenas computadores empresariais. O computador pessoal utilizado hoje amplamente parte da concepção não de Steve Jobs e muito menos de Bill Gates, mas das centenas de jovens do Vale do Silício, que tinham como objetivo desenvolver tecnologias que fossem acessíveis a toda a população, que facilitasse a circulação da informação e a vida das pessoas de modo geral. Muitos deles acreditavam, de maneira ingênua, que poderiam mudar o mundo de horrores do capitalismo através da tecnologia

O desenvolvimento dessas tecnologias se deu em oposição total ao monopólio da IBM e outras grandes empresas dos setores, que hoje fazem luminosas campanhas publicitárias apresentando-se como principal alavanca do pouco avanço tecnológico que o capitalismo é capaz de produzir e que se revelou, diante da iniciativa dos jovens, como um organismo morto, incapaz de produzir qualquer inovação e desenvolvimento. Esse se deu totalmente por fora dos monopólios, que tiveram que correr para se adaptar às novas tecnologias e não perder o mercado. O seu caso prova a tese marxista de que o pioneirismo na tecnologia corresponde à pequena e não à grande indústria.

A ascensão vertiginosa de Steve Jobs no início dessa década, não se deu por outro motivo que a estagnação e falta de capacidade de inovação do monopólio estabelecido agora pela Microsoft, que como é notório, visava apenas o lucro e vivia parasitariamente, enquanto copiava as ideias de Jobs e seus associados como Steve Wozniac e outros.

Hoje, são esses mesmos monopólios que procuram dominar todas as novas invenções e tecnologias e estrangular o seu desenvolvimento, bem como impedir que a população tenha acesso a elas. As restrições que estão procurando impor em todo o mundo à internet e a censura generalizada indicam como além de ser incapaz de fazer evoluir a tecnologia, são prejudicadas pelo acesso da população a elas. Ao contrário do que procuram fazer crer os teóricos pequeno-burgueses, que divulgam que a tecnologia é uma arma da burguesia contra os trabalhadores, os acontecimentos recentes mostram o contrário, que o acesso amplo à informação e a facilidade de comunicação são uma arma contra a burguesia.

Estrangulado pelos monopólios, Steve Jobs acabou sobrevivendo e finalmente se tornando dono de uma das maiores empresas do mundo graças ao fato de ter terminado servindo ao "grande irmão" e ao seu pupilo da Microsoft, revelando o entrave que eles são para o desenvolvimento da humanidade.

 

Fonte: https://diarioliberdade.org/index.php?option=com_content&view=article&id=20305:1955-2011-steve-jobs-e-o-monopolio-da-informatica&catid=243:consumo-e-meio-natural&Itemid=156