Campanha para Reitoria da Ufal ganha as ruas

20/05/2011 20:09

 

Campanha para Reitoria da Ufal ganha as ruas

Eleição para Reitoria que ocorre em 8 de junho e 16 de junho (primeiro e segundo turnos) contrasta programas de três candidaturas

 


A campanha “Outra Ufal é possível”, representada na chapa de Valéria Correia e Ricardo Cabús à Reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), convocou a comunidade acadêmica para uma caminhada de lançamento, que se realizará na próxima sexta-feira no Campus A. C. Simões, em Maceió. A concentração está prevista para às 7h e deve aglutinar as diversas forças que se mostram insatisfeitas com a atual forma de administração e direcionamento político da Ufal.

Valéria representa, como ela mesmo salienta, a “indignação muitas vezes silenciada” de professores, servidores técnicos-administrativos e estudantes que discordam do modelo de Universidade que não garante a permanência do estudante e a democracia nas decisões internas. O quadro atual da educação superior ainda reflete as demandas historicamente pautadas: a estrutura física não corresponde à necessidades, a carga de trabalho de professores e técnicos é um obstáculo ao ensino-aprendizagem e a prioridade de construção do conhecimento da Universidade ainda se limita aos interesses de poucos grupos políticos e econômicos.

Na agenda de campanha, Valéria e Ricardo vão aos quatro cantos de Alagoas, num exercício de diálogo para não somente apresentar as visões do programa “Outra Ufal é possível” aos campi e pólos, mas sobretudo abrir um canal de escuta das reais necessidades de discentes e servidores, dando voz à comunidade que vive uma situação de inibição dos debates. Para transpor qualquer mordaça, as comunidades destes campi e pólos sentiram a necessidade de se organizarem e impor outras vias de diálogo. Recentemente, manifestações no Campus Sertão, no Pólo Viçosa, no Campus A. C. Simões e no Campus Arapiraca demonstram o clima de insatisfação e sentimento de mudança na comunidade universitária.

Desde as vivências nas pastorais sociais (Pastoral da Juventude do Meio Popular e Pastoral Universitária), Valéria carrega a marca do compromisso com o fim das desigualdades sociais e a construção de novos horizontes para a sociedade alagoana e brasileira. Se mantém do lado da tradição de uma esquerda que propõe e concretiza seus projetos, a mesma esquerda que criou o Orçamento Participativo e outras experiências de sucesso.

Quando pró-reitora, Valéria Correia manteve a Universidade articulada com os movimentos organizados da sociedade, construindo o Fórum Social Alagoano - “Outra Alagoas é possível”. Há três anos vem se consolidando como liderança nacional das lutas em defesa do setor público, particularmente a saúde pública e a defesa dos Hospitais Universitário das políticas de desmonte. Coordena a Frente Nacional contra a Privatização da Saúde e o Fórum Alagoano em Defesa do SUS, impedindo até o momento a imediata entrega do Setor Público às Organizações Sociais (OS) privadas em Alagoas.

Fonte: reitoravaleria.blogspot.com